Palavra de caipira
Autores : Mouzar Benedito, Ditão Virgílio
e Ohi (ilustrações)
Preço sugerido : R$ 35,00
Muita gente acha que caipira é sinônimo de analfabeto, pessoa simplória ou um simples "capiau do mato". Neste livro, os autores revelam um pouco da rica cultura caipira, seu modo de falar originário da miscigenação das línguas tupi, portuguesa e de origem africana.
De maneira bem humorada e descontraída, Mouzar, Ditão e Ohi proporcionam uma deliciosa viagem pelo mundo "caipirês".
Este livro é uma homenagem ao dialeto caipira, à cultura, aos modos e às pessoas que o reproduzem geração após geração, acrescentando a vivacidade da língua nativa. como chuva não quebra osso, estamos em tempos de mato sem cachorro e ninguém aqui quer pôr suspensório em cobra, fica o convite para explorar esse delicioso livro, cheio de frases, curiosidades, expressões e termos utilizados pelos “caipiras” para quem um pingo é letra. Apesar de parecer uma divertida brincadeira, o livro traz uma grande contribuição à compreensão e ao resgate da cultura imaterial brasileira regional. Afinal, quem tem boca não manda assoprar.
O autor
Mouzar Benedito é jornalista, nasceu em Nova Resende (MG) em 1946, o quinto entre dez filhos de um barbeiro. Trabalhou em vários jornais alternativos (Versus, Pasquim, Em Tempo, Movimento, Jornal dos Bairros – MG, Brasil Mulher). Estudou Geografia na USP e Jornalismo na Cásper Líbero, em São Paulo.
Pela Limiar, além de PALAVRA DE CAIPIRA, publicou os seguintes títulos:
O mistério do Obelisco
Coleção Bill Ferrer, detetive heterodoxo
(4 volumes)
João do Rio, 45
Trem Doido
O Tropeiro que não era Aranha nem Caranguejo
Memória Vagabunda